• whats: 11 9 8330.3302

Dúvidas? - Pergunte-nos.

Muitas são as dúvidas dos internautas sobre o tratamento da Depressão, entre elas alguma mitos e também mentiras divulgadas na internet, o que contribui para a confusão sobre o tema.

Assim, colocamos aqui nesta página algumas destas dicas procurando respondê-las e também abrimos espaço para novas perguntas sobre dúvidas que porventura você as tenha, assim, estaremos publicando aqui as respostas e desta forma contribuindo para sanar as mesmas dúvidas de outras pessoas.


Dúvidas sobre o tratamento da Depressão

Aqui estão listadas dúvidas de pessoas que nos contactaram e as respectivas prespostas.

È uma pergunta complexa. Academicamente esta pergunta gera debates infindáveis. Na prática, a resposta à sua pergunta é : "Depende". Depende do que voce chama de cura. Entendemos que ela pode ser controlada e isso para nós seria uma cura.

Olha, depende do tipo de depressão que estamos falando. Existem vários tipos de depressão e para cada um há também protocolos diferentes de tratamento. Existe Depressão que pode ser tratada por Psicoterapia? SIm, existe, mas também existe tipos que tem que ser tratados com antidepressivos (medicamentos) e outros tipos que precisam ser tratados com ambos, psicoterapia e medicação. A informação mais importante que podemos dar como resposta à sua pergunta é que é necessário procurar um médico ou psicólogo para avaliar o seu caso e em qual tipo ele se enquadra.

Essa é outra questão difícil, alguns acreditam que a Depressão seja uma doença, outros que seja um tipo de personalidade e que os sintomas ~sejam reações às regras sociais dentro das quais vivemos e temos que nos adaptar. Assim, de qualquer forma, ela seria uma doença no sentido de que não temos a capacidade de lidar com as regras sociais, enfim, de qualquer forma você sente algo ruim (a Depressão) de precisa mudar isso, precisa viver plenamente e a psicoterapia está aí para isso.


Roberto Dantas
Psicólogo CRP 06/148123

Envie Sua Dúvida